domingo, 6 de julho de 2014

Petrópolis e Imóveis que se Destacam.



As últimas matérias tratam de dois estilos arquitetônicos marcantes no bairro Petrópolis, os estilos californiano e art decó, são mais de 500 imóveis nestas referidas feições, compondo o patrimônio arquitetônico e cultural de Petrópolis e em conseqüência da cidade de Porto Alegre.




Não bastassem esses estilos do bairro; Petrópolis também se caracteriza por ser um reduto do patrimônio arquitetônico modernista. Corrente cultural e arquitetônica surgida no Brasil no início do século XX, onde o principal macro nacional de sua divulgação e difusão foi a semana de arte moderna, ocorrida em São Paulo em 1922.





O modernismo, contudo, não é o objeto desta matéria; na realidade, nos ocuparemos de imóveis que denominaremos de especiais do bairro Petrópolis, especiais por conta da riqueza de suas ornamentações, apego ao detalhe e rebuscamento arquitetônico; características que, em realidade, são exatamente o oposto do buscado pela corrente modernistas de arquitetura.






Trataremos de casas que dificilmente ficam despercebidas por quem por elas passa em Petrópolis, por possuírem abundância de particularidades arquitetônicas em suas fachadas, onde seus projetos denotam uma devoção à ornamentação.








Essas casas, por vezes, são representações mais elaboradas e requintadas de um estilo consolidado no bairro, tal como o estilo californiano, mas com ênfase na ornamentação, valendo-se de frontões exuberantes, torres, colunas torcidas (salomônicas), sacadas, beirais, arcos e outros adornos que remetem ao estilo espanhol


Ainda, podem se caracterizar por edificações que enaltecem vários estilos arquitetônicos, criando uma linguagem arquitetônica própria, o que vem a ser denominado de estilo eclético de arquitetura.



Essas construções aparecem como residências que se salientam dentre o patrimônio cultural de Petrópolis, ora por serem expressões rebuscadas do estilo que representam ora por possuírem arquitetura própria, que soma diversos estilos arquitetônicos nas referências de suas fachadas.





Por isso, esses imóveis ganharam menção apartada, considerando-se que suas particularidades são merecedoras de realce.






Ilustram esta matéria referências arquitetônicas ao estilo eclético que combina referências aos estilos barroco, toscano, californiano,  e neoclássico dentre outros, bem como do estilo espanhol, existentes no bairro Petrópolis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário