domingo, 22 de junho de 2014

O Estilo Art. Decó do bairro Petrópolis.


Os que ainda não conhecem bem o bairro Petrópolis e leem a matéria anterior sobre o estilo californiano, podem imaginar que Petrópolis se caracteriza unicamente por este estilo. Contudo o patrimônio arquitetônico cultural do bairro é composto de outras nuances, tão relevantes e presentes na arquitetura local quanto o estilo espanhol, já observado em recente artigo. 



O estilo que agora vamos exaltar é o art decó, surgido na França no início século XX correlato a ideários de industrialização, modernização e funcionalidade. 

Caracteriza-se pela busca por linhas geometrizadas evocando ares modernos e por vezes navais. Linhas retas com cantos arredondados nas alvenarias, sacadas, marquises e grades, caracterizam este estilo arquitetônico.




Em Porto Alegre, em especial em Petrópolis, o marco para este estilo foi a Exposição do Centenário da Revolução Farroupilha em 1935, onde a quase unanimidade dos pavilhões temporários, com suntuosidade, adotou este estilo.
A partir da década de 40, fomentadas pela grande enchente de 1941, as classes alta e média passaram a buscar partes altas da cidade para moradia, assim, potencializa-se o interesse por Petrópolis, onde, o apogeu do estilo art decó transparece em edificações palacianas, implantadas em cota elevada em relação à calçada que traduziam o que de mais moderno, funcional e nobre existia para a época, com a predominância deste estilo arquitetônico.

Em outros bairros de Porto Alegre também se encontra este tipo de residência unifamiliarmas não na profusão e diversidade que se encontra em Petrópolis.




No Petrópolis, também, o emprego do estilo art. decó foi utilizado em moradias multifamiliaries, o que é um ponto comum a outros bairros da cidade.
Este tipo de edificação guarda forte relação com o início da verticalização das cidades e faz referência ao american way of life, difundido pelo cinema e publicações, valendo registrar que nos Estados Unidos este estilo é preservado e cultuado como patrimônio arquitetônico e cultural, sendo Miami uma das principais referências a esta preservação. 

Miami Art. Decó District:


E, aí, lembrou o Ritz?

Cinema Ritz, Petrópolis, Porto Alegre-RS:


Ilustram esta matéria fotos de imóveis que compõem o patrimônio arquitetônico cultural do bairro Petrópolis no estilo art. decó (existem muitos outros) e as quatro referências ao art. decó de Miami. 

PS.: cinema Ritz, inaugurado em 1948 destruído em 2002. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário