Abaixo Assinado


Apoiamos o inventário do bairro Petrópolis

Para: A todos os porto-alegrenses, em especial moradores do bairro Petrópolis

Nós, atráves deste abaixo-assinado, queremos manifestar o nosso apoio ao inventário do bairro Petrópolis, publicado no dopa do dia 18/02/2014, pois acreditamos que, no momento, este instrumento é o mais adequado para preservação do seu patrimônio histórico cultural remanescente, bem como manutenção da qualidade de vida dos seus moradores. 
Durante aproximadamente 6 meses, entre 2012 e 2013, arquitetos e urbanistas especialistas em conservação e restauração de Monumentos e Sítios Históricos contratos pela EPAHC realizaram um extenso trabalho de coleta e análise de dados sobre os imóveis mais significativos do bairro. Deste estudo, foram classificados inicialmente mais de 700 imóveis. Após seminários internos, a Equipe de Patrimônio Histórico Cultural - EPAHC reavaliou toda a lista, resultando no registro dos pouco mais de 300 imóveis, considerando os critérios de valor arquitetônico (morfológico), valor cultural (histórico), valor paisagístico, especialmente imóveis de esquina e edificações formando conjunto. 
Salientamos que os imóveis inventariados não estão tombados; estão protegidos contra intervenções expressivas na sua estrutura. No entanto, isso não os impede de serem negociados, reformados e utilizados com outros fins além do residencial. 
Apoiamos a permanência do inventário de Petrópolis, uma política de valorização da paisagem urbana do bairro e maiores benefícios para os proprietários. A qualidade de vida de todos os moradores depende desta nossa iniciativa. 
Para assinar a petição pública, acesse o link abaixo: