sábado, 20 de agosto de 2016

Proteja Petrópolis Lota o Salão Nobre do Paço Municipal em Reunião com o Prefeito José Fortunati

Em 13 de abril de 2016, o movimento Proteja Petrópolis esteve em audiência com o Prefeito José Fortunati.

À ocasião o Movimento, além da Diretoria do Projeta Petrópolis, trouxe a comunidade para dialogar com o Poder Executivo Municipal acerca do andamento do Inventário de Petrópolis.  

Disso decorreu a lotação de todos os assentos do Salão Nobre do Paço Municipal onde o Sr. Prefeito, José Fortunati, acompanhado da Primeira Dama, a Deputada Regina Becker, representantes da Cultura, Débora Magalhães e Luiz Custódio e o Vice-Prefeito, Sebastião Melo, receberam o Proteja Petrópolis. 
À oportunidade o movimento dialogou com o Prefeito, tecendo um histórico do Inventário desde sua primeira divulgação e subsequente anulação e a comunidade teve a oportunidade de apresentar suas reivindicações diretamente ao Prefeito Municipal, já que até então o Vice-Prefeito é quem vinha exercendo o protagonismo nesta questão. 

Por sua vez, o Prefeito teceu suas considerações quanto à pluralidade de interesses que existem numa cidade e que, como gestor do Poder Executivo, está habituado a isso. Em complemento manifestou seu dever de cumprir os princípio da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade e Eficiência no trato do que é público. 

Ademais, registrou ciência de que, para além da comunidade de Petrópolis pleiteando a realização do inventário, há o Ministério Público que abriu inclusive Inquérito Civil e acompanha de perto a questão do patrimônio desta região.  
Por sua vez, o Movimento, para além da presença massiva ao evento, entregou ao Prefeito o abaixo-assinado virtual (que impossibilita ou no mínimo dificulta fraudes) com mais de 1.600 (um mil e seiscentas) assinaturas em apoio à sedimentação do inventário do Patrimônio de Petrópolis 

Ainda, entregou documento formal direcionado ao chefe do Executivo, com considerações do Movimento (vide anexo)

Também, ofertou ao Prefeito o Livro do Proteja Petrópolis, material impresso, a cores, com textos e ilustrações que trazem matérias publicadas neste blog e documentam o interesse social e andamento deste processo de salvaguarda da ambiência do bairro Petrópolis. 

O livro foi cuidadosamente folhado pela Primeira Dama, a Deputada Regina Becker, que teceu elogios ao esmero do trabalho e à organização do movimento. 

Ao cabo, alguns integrantes da mesa permaneceram e houve ainda a oportunidade de uma rápida conversa e confraternização informal dos presentes, incluindo a presença do Prefeito, Primeira Dama, Membros da Cultura e Vice, quando se cumprimentaram os interlocutores. 

2 comentários:

  1. Isso porque não é a casa de vocês que ta inventariada e não se consegue vende!!! Quero saber se a prefeitura vai indenizar os proprietários pelo real valor de venda?!?! Proteja Petrópolis mas quem quiser vender a sua casa que se dane!!? Como fica isso????

    ResponderExcluir
  2. Anônimo. Muitos dos integrantes do movimento são proprietários de casas listadas, você talvez os possa reconhecer pelas fotos.

    Quanto a vender, o mercado atualmente está estagnado de um modo geral. E, curiosamente, as negociações no bairro tem se dado - a preços de mercado - justamente por interessados em casas neste miolo preservado que agrega valor arquitetônico e cultural e estão protegidas da desvalorização decorrente da construção de prédios em lotes vizinhos.

    Exemplos dessas aquisições, são vários, assim citamos alguns: Professor Langendonck (atual escritório de advocacia); imóvel na Borges do Canto (estúdio fotográfico); imóvel na Dario Pederneiras (uso residencial).

    Portanto, sugerimos-lhe, informe-se melhor quanto aos potenciais de um imóvel preservado; quanto a atual estagnação do mercado imobiliário e quanto as recentes aquisições de casas listadas no seu bairro e o valor que tem se realizado essas negociações, justamente por serem preservadas juntamente com o entorno.

    ResponderExcluir