Os que ainda não conhecem bem o bairro Petrópolis e leem a matéria anterior sobre o estilo californiano, podem imaginar que Petrópolis se caracteriza unicamente por este estilo. Contudo o patrimônio arquitetônico cultural do bairro é composto de outras nuances, tão relevantes e presentes na arquitetura local quanto o estilo espanhol, já observado em recente artigo.
O estilo que agora vamos exaltar é o art decó, surgido na França no início século XX correlato a ideários de industrialização, modernização e funcionalidade.
Caracteriza-se pela busca por linhas geometrizadas evocando ares modernos e por vezes navais. Linhas retas com cantos arredondados nas alvenarias, sacadas, marquises e grades, caracterizam este estilo arquitetônico.
Em Porto Alegre, em especial em Petrópolis, o marco para este estilo foi a Exposição do Centenário da Revolução Farroupilha em 1935, onde a quase unanimidade dos pavilhões temporários, com suntuosidade, adotou este estilo.
A partir da década de 40, fomentadas pela grande enchente de 1941, as classes alta e média passaram a buscar partes altas da cidade para moradia, assim, potencializa-se o interesse por Petrópolis, onde, o apogeu do estilo art decó transparece em edificações palacianas, implantadas em cota elevada em relação à calçada que traduziam o que de mais moderno, funcional e nobre existia para a época, com a predominância deste estilo arquitetônico.
Em outros bairros de Porto Alegre também se encontra este tipo de residência unifamiliar, mas não na profusão e diversidade que se encontra em Petrópolis.
No Petrópolis, também, o emprego do estilo art. decó foi utilizado em moradias multifamiliaries, o que é um ponto comum a outros bairros da cidade.
Este tipo de
edificação guarda forte relação com o início da verticalização das cidades e
faz referência ao american way of life, difundido pelo cinema e publicações,
valendo registrar que nos Estados Unidos este estilo é preservado e cultuado
como patrimônio arquitetônico e cultural, sendo Miami uma das principais
referências a esta preservação.
Cinema Ritz, Petrópolis, Porto Alegre-RS:
Ilustram esta matéria fotos de imóveis que compõem o patrimônio
arquitetônico cultural do bairro Petrópolis no estilo art. decó (existem muitos outros) e as quatro referências ao art. decó de
Miami.
PS.: cinema Ritz, inaugurado em 1948 destruído em 2002.
PS.: cinema Ritz, inaugurado em 1948 destruído em 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário